terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Barroco em Portugal

   O nome “barroco” deriva da palavra espanhola barueco (que simbolizava uma pérola de forma irregular) e, no final do século XVII, este estilo tinha uma intenção pejorativa derivada do facto de, nessa altura ,este estilo artístico ser visto como a fase de decadência do Renascimento.De facto, só no início do século XX é que o barroco é devidamente reconhecido.
   Enquanto que o estilo renascentista se caracterizava pela simplicidade e serenidade, o barroco caracteriza-se pelo movimento, pelo dramatismo e pelo exagero. O barroco era uma arte espetacular e faustosa e, nas igrejas, atraía os fiéis, impressionando-os. Foi por isso denominado a arte da Contra-Reforma.
  Em Portugal, o Barroco tem seu início em 1580 com a unificação da Península Ibérica, o que acarretará um forte domínio espanhol em todas as atividades, daí o nome Escola Espanhola, também dado ao Barroco lusitano. O Barroco estender-se-á até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitana.
  

Caracteristicas do estilo Barroco:

A arquitetura barroca caracteriza-se pelo uso de colunas, frisos, frontões, arcos e cúpulas; nas fachadas curvas e contra curvas e nichos.

Como decoração recorreu-se a baixos-relevos, pinturas, mosaicos, mármores e talha dourada.


   






Santuário do Bom Jesus do Monte
 
 
 
Referência: Em Portugal Padre António Vieira destaca-se na literatura Barroca.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário