Teatro
Épico (drama não aristotélico)
- Deseja provocar uma atitude socialmente empenhada, visando a transformação da sociedade.
- Rejeita a cartase.
- O espetador deve ser desligado da ação, criando-se o efeito de distanciação.
- Valoriza a narrativa – o espetador ouve a narração dos acontecimentos.
- O espetador deve refletir, ser crítico.
- O espetador é ativo, estimulando a sua capacidade de observação e de raciocínio.
- O espetador recordará para sempre a mensagem da obra.
- O ator demonstra ação.
Encenação
do Teatro Épico
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O encenador deve utilizar uma vasta variedade de efeitos para que os espetadores
desenvolvam as suas capacidades de reflexão.
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A história estrutura-se por uma sucessão de situações; o décor, sonoridades e
coreografia são independentes, tal vista a impedir a criação da ilusão da
realidade; os gestos, os aspetos fisionómicos, os comportamentos, a entoação
constituem o que Brecht denominava, no seu conjunto, por “gestus”, isto é, as
atitudes marcantes do ser humano.
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No palco, todas as formas de criar ilusão devem ser banidas, como, por exemplo,
o uso de cortinas. Assim, as cenas são exuberantemente
iluminadas.
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